‘Existe um hiperfoco no posicionamento performático. A gente precisa de mais ação’

Em entrevista ao Instagram de CartaCapital, o criador de conteúdo Thiago Guimarães falou sobre sua trajetória e compartilhou suas impressões sobre o cenário político no País

O criador de conteúdo digital Thiago Guimarães, dono do canal 'Ora Thiago'. Foto: Reprodução

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Criador de conteúdo digital e dono do canal “Ora Thiago”, Thiago Guimarães expõe em suas redes diversas reflexões que, por vezes, misturam cultura pop e política.

Há debates sobre as questões raciais no filme O Senhor dos Anéis, a importância da novela O Clone para a política internacional, as propagandas ideológicas em tramas de super-heróis e vários outros longos vídeos com milhares de visualizações e centenas de comentários, onde as discussões continuam entre os seus seguidores.

Em entrevista ao Instagram de CartaCapital, foi a vez de Guimarães fazer um breve exercício de análise sobre o arco dramático da eleição brasileira, marcada por dois candidatos que apresentam densas narrativas, reais ou fictícias, sobre as suas trajetórias e crenças.

“Todo candidato vai querer criar uma história sobre si mesmo que muitas vezes têm a ver com arquétipos do nosso imaginário”, observou o youtuber, formado em Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco e dedicado a desvelar mensagens nos intertextos de obras audiovisuais e literárias.

 

Entre os temas abordados, estão as supostas fraudes nas urnas eletrônicas, já desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas sustentadas em versões sem provas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

Perguntado sobre a importância de que artistas e influenciadores se posicionem politicamente, Guimarães disse observar certa sobrevalorização do que figuras públicas discursam e, ao mesmo tempo, falta de atenção para iniciativas que interferem na realidade social de outras formas.

“Há um hiperfoco no posicionamento performático. E a gente precisa de um pouco mais de ação”, reflete ele.

A entrevista está disponível na íntegra na aba de vídeos do Instagram de CartaCapital.

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