CartaExpressa

Exército e Força Aérea Brasileira pedem desfiliação partidária de militares na ativa

Em março, a Marinha deu 90 dias para que seus militares deixem as legendas políticas

Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
Apoie Siga-nos no

O exército e a Aeronáutica seguiram a orientação dada pela Marinha e pedem que seus militares se desfiliem de partidos políticos. A informação é d’O Globo.

Em março, a Marinha deu 90 dias para que seus militares deixem as legendas políticas.  A ordem foi repassa após encontro da alta cúpula da corporação com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em nota, as Forças Armadas Brasileiras argumenta que a Constituição Federal já prevê que o militar, enquanto em serviço ativo, não poderá estar filiado em partidos políticos A aeronáutica ainda disse respeitar as escolhas pessoais de seus militares, desde que de acordo com a legislação vigente.

Atualmente, se um militar quiser se candidatar a cargos no Legislativo ou Executivo, ele deverá pedir afastamento. Caso não seja eleito, o militar poderá retornar à ativa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo