CartaExpressa
Exército e Força Aérea Brasileira pedem desfiliação partidária de militares na ativa
Em março, a Marinha deu 90 dias para que seus militares deixem as legendas políticas


O exército e a Aeronáutica seguiram a orientação dada pela Marinha e pedem que seus militares se desfiliem de partidos políticos. A informação é d’O Globo.
Em março, a Marinha deu 90 dias para que seus militares deixem as legendas políticas. A ordem foi repassa após encontro da alta cúpula da corporação com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em nota, as Forças Armadas Brasileiras argumenta que a Constituição Federal já prevê que o militar, enquanto em serviço ativo, não poderá estar filiado em partidos políticos A aeronáutica ainda disse respeitar as escolhas pessoais de seus militares, desde que de acordo com a legislação vigente.
Atualmente, se um militar quiser se candidatar a cargos no Legislativo ou Executivo, ele deverá pedir afastamento. Caso não seja eleito, o militar poderá retornar à ativa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.