Política

Exército compra ferramenta para acessar celulares e extrair dados de redes sociais, diz jornal

Os documentos de contratação do equipamento, porém, não especificam a utilização pela Força ou quais aparelhos passariam a ser acessados

Apoie Siga-nos no

O Comando de Defesa Cibernética do Exército comprou uma ferramenta que permite a extração de informações de telefones celulares e de registros armazenados nas redes sociais. A aquisição foi revelada nesta quarta-feira 3 pela Folha de S. Paulo.

De acordo com o jornal, a contratação ocorreu sob dispensa de licitação no apagar das luzes de 2021 e foi assinada pelo então comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, atual ministro da Defesa. 

A ferramenta é utilizada pelas polícias judiciárias e pelas instituições de perícia do País para auxiliar em investigações criminais e operações policiais. 

Os documentos de contratação do equipamento, porém, não especificam a utilização pelo Exército ou quais aparelhos passariam a ser acessados. 

Entre os militares à frente do Comando da Defesa Cibernética da Força está o general Heber Garcia Portella, indicado para fazer parte da Comissão de Transparência das Eleições, criada pelo Tribunal Superior Eleitoral. 

A opção do Exército foi pela Cellebrite UFED, “com hardware próprio comercializado no Brasil”, fornecida exclusivamente pela TechBiz Forense Digital. 

O valor do contrato, segundo os dados divulgados pela Folha, é de 528 mil reais. O vínculo vale até 27 de dezembro de 2024. 

Entre as funções permitidas pela ferramenta estão o acesso de dados de aparelhos bloqueados, a coleta de dados de redes socais e a recuperação de imagens e localizações deletadas. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo