Economia
Executivos ligados a ex-presidente da Caixa vão comandar subsidiárias do banco
Destituídos no início desta semana, dois ex-vice-presidentes indicados por Pedro Guimarães foram reacomodados em novos cargos de confiança
Depois de serem destituídos dos cargos pelo Conselho de Administração, no início desta semana, dois executivos indicados pelo ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, estão sendo realocados para a direção de subsidiárias do banco. Tratam-se de Camila Aichinger, que havia sido desligada da vice-presidência de Varejo e assumirá a Caixa Corretora; e Antônio Carlos de Souza, que era vice-presidente de Logística e Operações e agora vai para a Caixa Loterias.
Guimarães foi afastado no dia 29 de junho por denúncias de assédio sexual. A reacomodação desses dois servidores para as subsidiárias está sendo interpretada como uma interferência do ex-presidente da Caixa e causou mal estar entre os empregados da instituição.
Apesar do clima causado pela transferência, interlocutores da nova presidente da Caixa, Daniella Marques, afirmam que os dois executivos apresentam bons resultados e não estão sendo investigados, ao contrário de Guimarães.
Segundo informações que estão no site da Caixa, Camila Aichinger é paranaense e ingressou na instituição em novembro de 2000. Entre os vários cargos que ocupou, foi conselheira de Administração da CNP Seguros Holding Brasil e da Holding XS1, diretora-presidente da Caixa Seguridade de junho de 2021 a junho de 2022 e diretora Comercial e de Produtos da Caixa Seguridade, desde janeiro de 2020. Participou de toda a reestruturação da Caixa Seguridade e do IPO da Companhia.
Ela é graduada em Turismo e possui MBA em Administração com área de concentração em Negócios Internacionais pela FAE Business School. Em 11 de junho de 2022, tomou posse como vice-presidente da Caixa.
Antonio Carlos de Sousa nasceu em Brasília e é servidor de carreira da Caixa desde 1989. Entre os cargos que ocupou, foi conselheiro na FUNCEF, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras e membro do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência.
Sousa é graduado em Ciências Econômicas, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e curso superior em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra. Tomou posse como vice-presidente em 31 de maio de 2021.
Procurada, a Caixa informou que realizou, nesta semana, uma “importante reestruturação”. O órgão esclareceu que foi criada a Vice-Presidência de Gestão Corporativa, a partir da fusão das vice-presidências de “Estratégia e Pessoas” e “Logística e Operações”, com o fim de ampliar a integração da atuação dos temas corporativos aderente às melhores práticas de mercado, “trazendo mais fluidez e integração na gestão de pessoas e processos”.
“A medida aprovada pelo Conselho de Administração tem como principal pilar cuidar e valorizar os empregados, apresentar melhores práticas de governança e atuar com impessoalidade”, destacou a Caixa, sem comentar diretamente a realocação dos dois executivos.
A reestruturação contou com a movimentação de vice-presidentes, com o objetivo de atender as diretrizes aprovadas pelo Conselho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Caixa: MPT investiga denúncias de funcionários transferidos contra ex-presidente desde 2020
Por Agência O Globo
Diretor da Caixa é encontrado morto na sede do banco em Brasília
Por CartaCapital
Caixa afasta mais dois executivos ligados a Pedro Guimarães
Por Agência O Globo



