Política

Ex-secretário de Saúde do Rio é preso por fraudes na compra de respiradores

Edmar Santos teria atuado ativamente no desvio milionário de verba direcionada a compra de respiradores, diz denúncia do MP-RJ

Coletiva de imprensa sobre primeiro caso confirmado de coronavirus no Rio de Janeiro, com o Secratario Estadual de Saúde, Edmar Santos. (Foto: Eliane Carvalho.)
Apoie Siga-nos no

O ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, foi preso nesta sexta-feira 10 após ser apontado como um integrante da organização criminosa que teria fraudado a compra de respiradores pulmonares para a crise gerada pela pandemia de coronavírus.

Edmar vai responder pelos crimes de organização criminosa e peculato. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC), e faz parte da operação nomeada de Mercadores do Caos, que também cumpre mandados de busca e apreensão em um endereço do ex-secretário na Região Serrana. Todos os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital.

Segundo o MP-RJ, Edmar estava ciente de esquemas que realizavam a compra de respiradores fraudulentos, que não teriam sido entregues à Saúde do Rio até hoje, “desviando um milionário volume de recursos públicos destinados à compra de respiradores/ventiladores pulmonares, até hoje não entregues para o atendimento à população, ainda em meio à grave pandemia do novo coronavírus no estado.”, diz a nota do órgão.

A operação, desde as primeiras fases, alegava que houve um desvio de mais de R$ 18 milhões destinados à compra de aparelhos ventiladores/respiradores pulmonares para tratamento de pacientes com a covid-19. Os aparelhos, não que foram adquiridos sem licitação por conta da situação de calamidade pública, não teriam sido entregues até hoje e não tiveram seu montante devolvido aos cofres públicos.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo