CartaExpressa

Ex-mulher diz que autor das explosões planejava matar Alexandre de Moraes

A mulher, localizada por agentes da Polícia Federal em Santa Catarina, diz também que Francisco Wanderley Luiz só detonou explosivo sobre si por ter sido abordado por policiais

Ex-mulher diz que autor das explosões planejava matar Alexandre de Moraes
Ex-mulher diz que autor das explosões planejava matar Alexandre de Moraes
Foto: Sergio LIMA / AFP
Apoie Siga-nos no

O diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, confirmou nesta quinta-feira, 14, que a ex-esposa de Francisco Wanderley Luiz, autor das explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, afirmou em depoimento que o plano dele era assassinar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ex-mulher de Luiz, localizada por agentes da PF em Santa Catarina, relatou que o principal alvo do ataque era o ministro Moraes e qualquer outra pessoa que estivesse em sua companhia. Segundo ela, o ex-marido só teria decidido detonar sobre si o explosivo porque foi descoberto antes de executar o plano.

Imagens das câmeras de segurança da Praça dos Três Poderes corroboram a versão da ex-esposa. No vídeo, é possível ver Francisco Wanderley Luiz sendo abordado por um agente momentos antes de um dos explosivos detonar em suas mãos.

O ataque ocorreu por volta das 19h30 de quarta-feira, 13, e levou à interrupção das atividades legislativas, que foram retomadas apenas na tarde de quinta-feira, após uma varredura de segurança nos prédios do STF e do Congresso Nacional.

Na casa alugada por Luiz, em Ceilândia, foram encontrados indícios que ligam o atentado às manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro. Entre as evidências, havia uma inscrição no espelho com a frase: “Em estátua de merda, se usa TNT”, sugerindo um plano para destruir a estátua da Justiça no STF.

Além disso, o chefe de segurança da Câmara dos Deputados informou que o terrorista chegou a circular pelo anexo IV da Casa, onde estão localizados a maioria dos gabinetes dos deputados. O local possui detector de metais na entrada, mas não realiza revistas mais detalhadas, o que facilitou o acesso do criminoso.

O ministro Alexandre de Moraes, alvo principal dos apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem sido protagonista na defesa da ordem democrática desde os ataques de 8 de Janeiro. Nesta quinta-feira, o ministro reafirmou a necessidade de responsabilizar todos os envolvidos em atos terroristas e defendeu o endurecimento de medidas de segurança. A Polícia Federal segue investigando o caso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo