Política

Ex-ministros da Saúde lançam manifesto de apoio a Lula no 2º turno contra Bolsonaro

Os signatários afirmam que o ex-capitão ameaça uma série de conquistas do SUS e que sua ‘irresponsabilidade não tem limites’

Fotos: NELSON ALMEIDA e EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Um grupo de ex-ministros da Saúde e ex-presidentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta terça-feira 18 um manifesto de apoio ao ex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República. Também assinam o texto ex-presidentes dos conselhos municipais e estaduais de Saúde.

O documento, intitulado Manifesto pela Democracia e em defesa do SUS, traz a assinatura de nomes como Humberto Costa, Arthur Chioro, Alexandre Padilha e Marcelo Castro, além de Armando Raggio, Gonzalo Vecina e Marcus Pestana. De acordo com a redação, a chapa composta por Lula e pelo ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) é a única alternativa para a promoção de avanços no Sistema Único de Saúde, o SUS.

Segundo o grupo, a chapa lulista é o único caminho para “implementar políticas intersetoriais que enfrentem os determinantes sociais que afetam diretamente a saúde da população, tais como o enfrentamento da insegurança alimentar, do desemprego e da queda de renda e da destruição do meio ambiente, entre outros”.

Os signatários ainda afirmam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ameaça uma série de conquistas do SUS e que a “irresponsabilidade e a desídia” do ex-capitão “não têm limites”.

“A atuação do presidente no enfretamento da pandemia é expressão cabal da falta de compromisso com a saúde e com a vida dos brasileiros”, criticam. “Bolsonaro lidou com a pandemia de forma irresponsável e como consequência desastrosa o País tem mais de 687 mil mortos pela Covid-19. Substituiu a gestão técnica e científica por uma linha de comando militar e submissa aos interesses do Centrão.”

Leia a íntegra do manifesto e a lista completa de signatários:

Manifesto

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo