Política

Ex-ministro do Supremo e relator do mensalão, Joaquim Barbosa anuncia desfiliação do PSB

Em entrevista ao Uol, ministro aposentado disse que a escolha foi pessoal e descarta ser vice em uma chapa encabeçada pelo ex-juiz Sergio Moro: ‘Não há hipótese’

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa declarou não ser mais filiado ao PSB. Em entrevista ao UOL, Barbosa disse que a desfiliação se tratou de uma decisão pessoal e afirmou que “em princípio” não será candidato nessas eleições. “Foi uma escolha minha. Pensava nisso havia meses; não houve traumas”, disse.

Apesar deste movimento, o relator do mensalão diz não ter descartado a possibilidade de se candidatar um dia. “Há conversas, depende […] continuo muito reticente em relação à política. Não preciso da política. Entrar na política é uma guerra, é um jogo sujo. As pessoas se incomodam até mesmo se você pensa em entrar para a política. Veja o que aconteceu com o Moro. Precipitou-se, saiu muito cedo, está apanhando adoidado”, completou.

Na entrevista, Barbosa também negou a possibilidade de ser candidato à vice-presidência em uma chapa encabeçada por Sérgio Moro. “De jeito nenhum, não teve nada disso. Nunca vou ser vice na chapa de ninguém. Não há hipótese”.

Barbosa classificou como uma “jogada de mestre” a possível dobradinha entre Lula e Alckmin. “Só um cara muito experiente politicamente para fazer um troço desses”. Apesar disto, avalia que o resultado da disputa eleitoral ainda é incerto. “Esse jogo está longe de estar definido, como os analistas estão dizendo. Tem que observar, ver o que vai acontecer ainda. É preciso esperar o começo da campanha de verdade”.

Em 2018, após ter atingido cerca de 10% das intenções de votos nas pesquisas eleitorais, Barbosa descartou a candidatura à presidência por “decisões pessoais”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo