Política

Ex-ministra Damares Alves lança pré-candidatura ao Senado pelo Distrito Federal

Informação foi divulgada por seu partido, o Republicanos, que oficializará a candidatura em evento na noite desta segunda-feira

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves. Foto: UN Photo/Pierre Albouy
Apoie Siga-nos no

A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) lançará, nesta segunda-feira, sua pré-candidatura ao Senado pelo Distrito Federal. A informação foi divulgada pelo Republicanos, que agendou um evento de oficialização da candidatura para a noite desta segunda.

A entrada de Damares no cenário eleitoral pode levar a uma disputa com outra ex-ministra, Flávia Arruda, que também pretende concorrer ao Senado na capital federal.

Damares, que deixou o ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos no fim de março e se filiou ao Republicanos, cogitou inicialmente concorrer ao Senado pelo Amapá. O plano era ter uma candidatura alinhada ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado, em contraposição ao senador Davi Alcolumbre (União), mas Damares não encontrou apoio no estado para se candidatar.

Diante do impasse no Amapá, Damares chegou a declarar que não disputaria nenhum cargo neste ano, e que se dedicaria a apoiar candidaturas do partido nacionalmente. O Republicanos, contudo, decidiu indicar a ex-ministra para concorrer pelo Distrito Federal.

“A definição pelo Senado foi avaliada como sendo a melhor escolha para o partido após reunião conjunta realizada pela Executiva do Republicanos e os principais nomes da legenda para a disputa das eleições de outubro”, informou o partido em nota.

No início de abril, em suas redes sociais, Damares anunciou que havia transferido seu domicílio eleitoral para Brasília, afirmando que isso “ainda não” significava que seria candidata.

“E se isso (candidatura) acontecer será, primeiramente, pela vontade de Deus e, em seguida, por orientação de meu partido, o Republicanos, e do nosso presidente Jair Bolsonaro”, escreveu Damares na ocasião.

No Distrito Federal, o Republicanos faz parte da base do governador Ibaneis Rocha (MDB), que vem costurando sua candidatura à reeleição em um palanque alinhado a Bolsonaro. Para o Senado, Ibaneis pretende apoiar a candidatura de outra ex-ministra, Flávia Arruda (PL), que deixou a pasta da Secretaria de Governo para disputar as eleições.

O Republicanos também vinha negociando o posto de vice na chapa de Ibaneis.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo