Política

Bolsonarista nomeado a cargo no governo do PT já sugeriu secretaria de ‘desesquerdização’

Heitor Freire, indicado para a diretoria da Sudene, também tinha papel de parede com hashtag #ustravive em gabinete

Ex-deputado Heitor Freire com Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-deputado federal Heitor Freire (União Brasil) foi nomeado, nesta quinta-feira 11, para ocupar cargo na diretoria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, cargo com salário de 15 mil reais.

Sua nomeação para diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene foi publicada no Diário Oficial da união.

Freire se considera um antipetista e chegou a propor, ainda durante o primeiro ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a criação de uma secretaria especial para “desesquedização”.

Ele próprio se colocou à disposição do presidente para “assumir tal empreitada”.

O gabinete do ex-parlamentar era ornado com um papel de parede com a hashtag #ustravive, em menção ao torturador Brilhante Ustra.

Durante uma audiência da Comissão de Educação na Câmara, Freire defendeu a inclusão do livro A verdade sufocada, de autoria do chefe do DOI-Codi, incluído como material de apoio para estudantes de escolas brasileiras.

Nas redes sociais é possível encontrar publicações no perfil de freire relacionadas com o guru bolsonarista, Olavo de Carvalho.

Em uma publicação prestando homenagem ao filósofo, o ex-parlamentar se referiu a Olavo como “querido mestre”.

“Muito obrigado por dividir conosco a sua sabedoria. Tive o prazer de ser seu aluno”, escreveu na ocasião.

Em outro post, o bolsonarista pede a extinção do PT. “Nosso processo para acabar de vez com o PT segue firme na Procuradoria Eleitoral”, diz o texto, postado há cerca de dois anos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo