Política

Ex-AGU, André Mendonça promete “trabalho técnico” como ministro da Justiça

Em 2019, o então advogado-geral da União se posicionou contra a criminalização das fake news, rede pela qual Carlos Bolsonaro é investigado

Foto: EBC
Apoie Siga-nos no

O novo ministro da Justiça, André Mendonça, utilizou suas redes sociais nesta terça-feira 28 para agradecer a nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro e disse que realizará trabalho técnico à frente da pasta. “Meu compromisso é continuar desenvolvendo o trabalho técnico que tem pautado minha vida. Que Deus nos abençoe”, escreveu no Twitter.


Mendonça foi nomeado para substituir o cargo deixado pelo ex-juiz Sergio Moro. A decisão pela sua saída veio com a exoneração do ex-diretor da Polícia Federal, Mauricio Valeixo, também substituído por Alexandre Ramagem, figura próxima à família Bolsonaro e que, até então, atuava como diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

André Mendonça, por sua vez, assumiu o comando da Advocacia-Geral da União quando o presidente Jair Bolsonaro tomou posse. Antes de assumir o cargo de ministro da AGU, atuou como corregedor-geral do órgão, entre 2016 e 2018.

Ele também é pastor da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília — que adota uma linha mais progressista dentro do meio evangélico e evita a abordagem de temas político-partidários em cultos. No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro chegou a cogitar o seu nome ao STF por ele se encaixar na definição de “terrivelmente evangélico”.

Ainda sob o comando da AGU, no ano passado, Mendonça concedeu uma entrevista ao UOL e declarou que não era a hora de criminalizar as fake news. Uma investigação conduzida pela Polícia Federal a pedido do Superior Tribunal Federal (STF) apontou que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) é um dos articuladores de um esquema ilegal de propagação de notícias falsas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo