Mundo

Eventual solicitação do governo brasileiro sobre Bolsonaro será tratada com seriedade, diz Casa Branca

A declaração ocorre 24 horas depois de terroristas invadirem áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou nesta segunda-feira 9 que os Estados Unidos não receberam uma solicitação oficial do governo brasileiro sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está na Flórida.

A declaração ocorre menos de 24 horas depois de terroristas bolsonaristas invadirem áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF.

“Por ora, não recebemos nenhuma solicitação oficial do governo brasileiro relacionada a Bolsonaro”, afirmou Sullivan a jornalistas no México, onde acompanha o presidente Joe Biden para uma reunião de cúpula dos líderes da América do Norte. “Obviamente, se recebermos solicitações desse tipo, vamos tratá-las como sempre fizemos, com seriedade.”

Nesta segunda, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) apresentou uma petição na qual solicita ao ministro Alexandre de Moraes a inclusão de Bolsonaro no Inquérito dos Atos Antidemocráticos, em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

A ação pede que a Corte determine o retorno de Bolsonaro dos Estados Unidos ao Brasil em até 72 horas. Caso o ex-presidente descumpra a ordem, deve ser alvo de um pedido de prisão preventiva, “para garantia da ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal”.

A fim de concretizar uma eventual prisão preventiva, acrescenta o senador, Bolsonaro deveria ser extraditado, nos termos do Tratado de Extradição entre os Estados Unidos e o Brasil.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo