Política

Evento em defesa da democracia reúne Ciro, Dino e Chomsky

‘Direitos Já: Fórum pela Democracia’ teve lançamento em São Paulo na noite de segunda-feira

Apoie Siga-nos no

Um evento realizado na noite da segunda-feira 2 no Tuca, Em São Paulo, inaugurou o movimento Direitos Já: Fórum pela Democracia, encabeçado pelo sociólogo Fernando Guimarães. O grupo é endossado por mais de uma dezena de partidos políticos, além de movimentos sociais, sindicais, religiosos, estudantis e da sociedade civil.

Estiveram presentes integrantes de PDT, PCdoB, PT, Cidadania, PSB, Rede, Novo, PSDB, PTB, Podemos, PV, PSD e Solidariedade. O evento contou com a participação do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), do governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), do ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), da ex-senadora Marta Suplicy, do vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) e da deputada estadual Marina Helou (Rede-SP).

Dino, sempre bem-humorado, fez questão de dizer que tem orgulho de ser considerado o pior governador do País pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ciro Gomes defendeu que a eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018 “agravou a esteira do golpe”. Ele cita como preocupante o congelamento dos gastos de verbas nas áreas de Saúde e Educação por duas décadas, realizado no governo Temer. Ciro ainda defendeu que o que predispõe o povo ao autoritarismo é o medo. E questionou: “Aonde foi que nos erramos?”

O momento de mais entusiasmo da noite ocorreu com a aparição surpresa do pesquisador estadunidense Noam Chomsky. Ele discursou a respeito do crescimento de regimes autoritários no globo e citou como exemplo o fechamento do Congresso no Reino Unido pelo primeiro-ministro Boris Johnson e a exigência do presidente Donald Trump de que empresas chinesas deixem o país.

“Não é trivial que as duas maiores democracias do mundo estejam sob ataque”, refletiu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo