Política

Estupros voltam a crescer em SP em outubro

Foi o sétimo mês do ano em que foi registrado aumento no número de casos de estupro em relação ao ano anterior

Apoie Siga-nos no

O número de casos de estupro voltou a crescer em todo o estado de São Paulo no mês de outubro. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgados nesta segunda-feira 27, foram 1.094 ocorrências, aumento de 15,04% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram registradas 951 casos. 

Este foi o sétimo mês do ano em que foi registrado aumento no número de estupros em relação ao 2016. Apenas no meses de junho, agosto e setembro houve queda. Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, parte desse aumento pode ser explicado pelas campanhas incentivando as vítimas a denunciar o crime.

“Recentemente foi lançada uma campanha contra o assédio nos meios de transporte [de São Paulo] e notamos aumento significativo nos registros [denúncias de assédio] de cerca de 45%, desde quando foi lançada a campanha. Isso é sinal de que as mulheres, com razão, estão procurando noticiar esse tipo de prática para podermos combater com mais eficiência e efetividade”, falou ele. O número exato de denúncias de assédio nos meios de transporte não foi divulgado pela secretaria.

De acordo com o secretário, o estupro é um crime difícil de ser combatido principalmente porque, na maioria dos casos, ele ocorre dentro da própria família ou com pessoas conhecidas. “Entre 78% a 82% desses crimes ocorre entre quatro paredes, entre pessoas que já possuem relacionamento familiar, de amizade, de vizinhança, entre colegas de trabalho”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo