Política

“Estamos juntos”, diz Renan Calheiros a Michel Temer durante a posse

Temer não se pronunciou durante cerimônia, mas realizou reunião com ministros e disse que “golpista é quem derruba a Constituição”

Apoie Siga-nos no

Aos 74 anos, Michel Temer (PMDB-SP) torna-se presidente da república após o processo de impeachment da presidenta eleita em 2014, Dilma Rousseff. A posse aconteceu poucas horas após a decisão do Senado e foi realizada no plenário da casa.

Durante o deslocamento do peemedebista, houve alguns gritos de “Fora Temer” e também de “Temer presidente”.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, do Senado, Renan Calheiros, e o da Câmara, Rodrigo Maia, acompanharam Michel Temer até o plenário do Senado e compuseram a mesa ao lado dos deputados Waldir Maranhão, Beto Mansur, Mara Gabrilli e do senador Romero Jucá

“Viva o novo Brasil, viva o parlamento!”, gritaram alguns parlamentares quando o peemedebista subiu à mesa diretora formada para o ato solene.

“Declaro aberta a sessão solene do Congresso Nacional destinada a receber o compromisso constitucional e dar posse ao senhor Michel Temer no cargo de presidente da Republica”, declarou Renan Calheiros. Após o juramento constitucional, o presidente do Senado apertou as mãos do novo presidente e disse: “Estamos juntos”.

Renan Calheiros também é do PMDB, mas manteve o diálogo com o governo Dilma durante todo o processo de impeachment. 

“Quero que se dediquem com muito afinco nesse horizonte de dois anos e quatro meses pela frente”, declarou Temer em reunião com os ministros, logo após sua posse. 

Ele também pediu encontros com todas as bancadas partidárias para explicar as medidas do governo e pediu “contribuição da sociedade”. O peemedebista também declarou que “há uma esperança no Brasil”, referindo-se à recepção que teve no Congresso durante a cerimônia. 

(AI) Michel Temer quer a contribuição da sociedade brasileira para as reformas estruturantes que o País precisa promover.


 
(AI) “Nós somos uma coletividade partidária. Não é apenas um partido no poder”, afirma Temer, ao pedir diálogo permanente.

Michel Temer embarca para a China logo após sua posse. Na sua ausência, como o cargo de vice que ele até então ocupava se tornará vago, quem assume interinamente é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar