Política

Estados e municípios ficam fora do parecer da reforma da Previdência

A intenção era articular para que o ponto entrasse no texto analisado pela comissão, sem precisar do plenário. Não houve acordo

O texto é de autoria do deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP), que coordena o grupo (Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

A nova versão do relatório da reforma da Previdência foi apresentada nesta terça-feira 2, durante sessão da Comissão Especial da Câmara, e manteve servidores de estados e municípios fora da proposta. A sessão foi exclusiva para a discussão e leitura do documento e a votação deve acontecer nesta quarta-feira 3, caso o andamento da proposta não seja obstruído.

A questão dos servidores estaduais e municipais fez com a votação fosse adiada para esta semana. A intenção era articular para que o ponto entrasse no texto analisado pela comissão, sem precisar do plenário. Não houve acordo.

“Ainda tem uma expectativa [de inclusão de estados e municípios ainda na comissão especial], mas talvez o melhor procedimento que possa ocorrer é no plenário, o que não é ruim. É bem possível. Talvez mais fácil do que na comissão”, disse Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Comissão Especial, após reunião com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), governadores e líderes na residência oficial da presidência da Câmara na manhã desta terça-feira 2.

O presidente Jair Bolsonaro disse que, para haver a inclusão de estados e municípios, seria preciso que os governadores do Nordeste e de esquerda votassem a favor da reforma.

Entre os pontos que estavam presentes na proposta inicial e ficarão de fora estão a capitalização, as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as alterações nas aposentadorias rurais e do magistério.

*Com Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo