Política

Espírito Santo suspende transporte coletivo e endurece restrições para conter a Covid

Novas medidas valerão de 28 de março a 4 de abril em todo o território capixaba

Espírito Santo suspende transporte coletivo e endurece restrições para conter a Covid
Espírito Santo suspende transporte coletivo e endurece restrições para conter a Covid
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou novas restrições contra a Covid-19 nesta quinta-feira 25. As medidas passam a vigorar neste domingo 28, com validade até 4 de abril. O novo decreto muda a classificação dos serviços essenciais e suspende o transporte coletivo em todo o estado.

 

O governo retirou a permissão para o atendimento presencial em concessionárias prestadoras de serviços públicos. Também mudou os critérios de classificação dos serviços essenciais: em relação à assistência à saúde, será permitido o funcionamento somente de hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia, laboratórios e farmacêuticas.

Hotéis, pousadas e afins terão a capacidade de ocupação limitada a 30% dos quartos. Saíram do rol de serviços essenciais, ou seja, passam a ter suas atividades suspensas, os seguintes estabelecimentos:

  • Comércio atacadista;
  • Lojas de material de construção civil;
  • Casas de peças e oficinas de reparação de veículos automotores;
  • Comércio de cuidados animais, exceto clínicas veterinárias e comercialização de alimentos;
  • Agências bancárias, exceto o atendimento presencial para recebimento de benefícios;
  • Instituições financeiras de fomento econômico;
  • Casas lotéricas;
  • Atividades de pesca de lazer no mar.

Em relação ao transporte coletivo, ficam suspensos os serviços metropolitanos, do Sistema Transcol, rede de ônibus que integra cinco municípios da Grande Vitória. Também passam a não funcionar as redes rodoviárias municipais, intermunicipais e interestaduais. Uma parte da frota do Sistema Transcol será disponibilizada para o transporte exclusivo de profissionais de saúde.

“A decisão sobre o transporte coletivo foi tomada com objetivo de reduzir a interação entre as pessoas, visando a redução na transmissão da doença”, diz nota. Segundo o governo, houve até agora somente 20% na redução dos passageiros, quando o índice desejado era de 50%.

O Espírito Santo está no oitavo dia de quarentena. O estado acumula mais de 7 mil mortos e 360 mil casos de coronavírus. Segundo o governador, a vacinação dos trabalhadores da segurança pública e da educação começa em 15 de abril.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo