Política

‘Esperamos que o comportamento do Boulos seja de aliado’, diz dirigente do PT após vídeo com Datena

Para Jilmar Tatto, o diálogo registrado ‘é no mínimo constrangedor’; o petista definiu o apresentador como um ‘quinta-coluna’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Jilmar Tatto, secretário nacional de comunicação do PT e membro da Comissão Executiva Nacional da sigla, classificou como “no mínimo constrangedor” o vídeo em que José Luiz Datena conversa com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) sobre a eleição para prefeito de São Paulo em 2024. O apresentador, filiado ao PDT, chega a sugerir ao psolista que componha uma chapa com ele e “peite” o presidente Lula (PT).

“Mesmo sendo uma conversa privada, a gente espera que tenha respeito ao nosso partido e que possamos ser aliados por inteiro”, disse Tatto a CartaCapital. “A gente espera que o comportamento do Boulos seja de aliado. Aliado se defende, aliado não se pede desculpa ou não tenta criar cisão dentro do partido.”

O petista definiu Datena como um “quinta-coluna” – uma referência a traições – e afirmou que o apresentador “está aí para atrapalhar o nosso projeto”.

“Não acredito em nenhuma palavra que ele falou. E acho que ele vai fazer um serviço para o Ricardo Nunes [prefeito e provável candidato à reeleição] e não lançar candidatura própria pelo PDT. Mais uma vez está se lançando para aparecer, não para fazer política séria.”

Na gravação, que ganhou força nas redes sociais nesta segunda, Datena ainda diz que “o PT tem feudos”, que “o PSOL tem mais vontade de ajudar o Brasil do que o PT” e que “o PT é um partido corrupto”.

Nas redes, Boulos disse lamentar “profundamente que alguém tenha vazado uma conversa privada na tentativa de criar polêmica”.

Datena, por sua vez, declarou em seu programa nesta segunda estar indignado com a divulgação da gravação, mas avaliou que uma composição com Boulos seria “fortíssima”. Ele negou, ainda, ter se oferecido para formar uma aliança com o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

“Não pedi para ser vice coisa nenhuma. Ele [Boulos] tem um acordo com o PT, que por acaso é o partido do presidente Lula, para que o vice seja dele. Eu disse apenas que se ele quiser uma composição comigo, tem que falar com o Lula”, destacou. “Acho estranho que vaze uma conversa dessa. Quem vazou é canalha, sem escrúpulo. Era uma conversa privada.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo