Política

Especulado no PSD, Eduardo Leite afirma que ainda não decidiu o futuro

Governador do Rio Grande do Sul diz respeitar processo de ‘reflexão e discussão’ do PSDB, partido que vive uma intensa crise interna

Especulado no PSD, Eduardo Leite afirma que ainda não decidiu o futuro
Especulado no PSD, Eduardo Leite afirma que ainda não decidiu o futuro
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Um dos principais nomes do PSDB na atualidade, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deixou no ar a possibilidade de sair do partido, que vive uma derrocada. Apesar de haver especulações sobre uma transferência para o PSD, o gaúcho disse que ainda não definiu seu futuro.

“O partido [PSDB] vive um momento de reflexão e discussão sobre seu futuro, o que é natural diante dos desafios que o sistema eleitoral brasileiro impõe. Em respeito à história que construímos juntos, qualquer decisão sobre meu futuro partidário será tomada apenas após a conclusão desse processo interno, que terá um desfecho até o fim do mês de abril”, escreveu em postagem no X, antigo Twitter, na quarta-feira 16.

O ‘momento de reflexão e discussão’ citado pelo governador é importante. O PSDB vive a maior crise institucional desde sua fundação, em 1988, e não está descartada uma fusão ou até incorporação por outra legenda.

Leite destacou que, nos 24 anos de filiação ao PSDB, encontrou “um espaço de formação política e compromisso com valores que sempre me guiaram”. A possível saída, portanto, não aconteceria de forma intempestiva.

A mudança do governador para o PSD, porém, já é dada como certa em alguns locais de Porto Alegre e Brasília. A comentarista Ana Flor, da GloboNews, garante que já há até data marcada para a formalização da transferência: o evento aconteceria em 6 de maio, na capital gaúcha.

Se confirmada a saída, Leite seguirá caminho idêntico ao da agora ex-tucana Raquel Lyra, governadora de Pernambuco. Eleita para o cargo pelo PSDB em 2022, ela se filiou ao PSD em março. O outro único governador do PSDB na atualidade é Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo