CartaExpressa
Erika Hilton é eleita presidente da Comissão da Mulher na Câmara
Ela será a primeira parlamentar trans a comandar o colegiado
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi escolhida nesta quarta-feira 11 para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Ela será a primeira parlamentar trans a comandar o colegiado.
Ela vai substituir a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) na liderança do colegiado. “Eu espero que a pluralidade dos partidos que aqui compõem essa comissão não nos preocupemos com a condição de gênero da presidenta da comissão da mulher”, disse Erika em seu discurso após a eleição.
“Mulheres travestis e transexuais não serão abandonadas neste discussão e não me importa a vontade de quem quer que seja. Se antes esmagaram nossa dignidade, este tempo acabou. Nós chegamos para ficar e para fazer uma reparação histórica”, completou.
Após o PSOL apresentar o nome de Erika para a presidência da comissão, parlamentares da oposição tentaram boicotar a eleição, votando em branco – apesar da manobra, a chapa foi eleita em dois turnos, com 11 votos favoráveis. A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) foi escolhida como a 1ª vice-presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Erika Hilton aciona AGU contra fake news que atribui transfobia a Lula
Por Vinícius Nunes
Gilmar Mendes rejeita pedido de Erika Hilton para reabrir ação penal de transfobia
Por CartaCapital


