Diversidade

Erika Hilton assume vice-presidência da Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados

A deputada é a primeira mulher trans na história a ter uma cadeira no colegiado do Congresso Nacional

As deputadas Erika Hilton, Luizianne Lins, Daiana Santos e Jack Rocha — Foto: Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi eleita nesta quarta-feira 4, por unanimidade, para a vice-presidência da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados.

Com isso, ela se torna a primeira mulher trans a ocupar o cargo no Congresso. 

Ela assumiu o posto ao lado das deputadas Federais Jackeline Rocha (PT-ES) e Daiana Santos (PCdoB-RS), também vice-presidentes da comissão. A presidência do colegiado, por sua vez, é da deputada Luizianne Lins (PT-CE).

Em duas décadas de sua criação, é a primeira vez que a Comissão é completamente dirigida por mulheres. 

“Participar da condução da CDHMIR em um momento de reconstrução do país e da agenda dos Direitos Humanos no Brasil, após quatro anos de desmontes e ataques às minorias, é uma honra e uma responsabilidade gigantescas”, destacou Hilton, após sua posse.

“Vamos construir a muitas mãos espaços de articulação nacional e emancipação das maiorias sociais minorizadas e historicamente marginalizadas no Brasil”, afirmou, em publicação em rede social.

Enquanto vereadora, Hilton esteve por dois mandatos consecutivos na presidência da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de São Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo