Política
Equívoco d’O Globo: imagens desmentem acusação contra Mauro Vieira por injúria racial
O ministro das Relações Exteriores sequer estava no local onde o crime teria ocorrido, no fim da manhã desta sexta-feira 8


A apuração conduzida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro confirma a versão do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, diante da acusação de que ele teria praticado injúria racial contra uma camareira do Top Leblon, um apart-hotel na capital fluminense.
A notícia sobre a acusação contra Vieira foi publicada na tarde desta sexta-feira 8 pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. A nota original, intitulada Mauro Vieira é acusado de injúria racial por camareira de hotel, foi ao ar às 14h46. Às 16h10, uma atualização explica que “as investigações da Polícia Civil do Rio, a partir das imagens da câmera de segurança, confirmam a versão do ministro”.
Vieira não vai a esse apartamento há aproximadamente dois meses, segundo o Itamaraty. Além disso, no horário em que a camareira diz ter ocorrido o crime – por volta de 11h30 -, o chanceler concedia uma entrevista na Avenida Atlântica, em Copacabana, acompanhado de assessores.
A mulher prestou um depoimento à 14ª Delegacia de Polícia, no Leblon, nesta tarde. Ela teria sido chamada de “macaca” e “preta suja”. Registros de câmeras de segurança verificadas pela polícia mostram outra pessoa interagindo com a funcionária.
Às 16h30, o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, publicou a imagem do verdadeiro acusado de injúria. O homem, vestindo uma camisa azul com listras brancas, uma calça escura e um chapéu branco com listra preta, não é o ministro das Relações Exteriores. A polícia trabalha, agora, na identificação do acusado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Relator insere trecho na LDO que limita bloqueio de gastos do governo Lula em 2024
Por Victor Ohana
A expectativa de Mauro Vieira sobre o acordo Mercosul-UE
Por André Lucena