Política

Entenda o que pode acontecer com Lula no julgamento desta terça no STJ

O julgamento desta terça-feira pode culminar na soltura de Lula ou na impossibilidade de o ex-presidente sair da prisão antes do fim da pena

Lula liderava as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais até ser preso Lula liderava as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais até ser preso
Apoie Siga-nos no

O Superior Tribunal de Justiça vai julgar nesta terça-feira 23 o recurso da defesa do ex-presidente Lula contra sua condenação no caso do tríplex do Guarujá. Há um ano, desde que sua condenação foi confirmada em 2ª instância, pelo TRF4, o petista está preso na sede da polícia federal de Curitiba.

Essa será a primeira vez que a 3ª instância irá analisar o processo de forma colegiada. Até o momento, os tribunais superiores apenas julgaram recursos apresentados pela defesa do ex-presidente pedindo que ele aguardasse julgamento final em liberdade.

 

A defesa de Lula apresentou no STJ 18 teses jurídicas pedindo para que o processo das instâncias inferiores sejam anulados, a pena seja revisada e o processo prescrito. Essas três teses compõem o caminho que os advogados devem seguir.

Os argumentos utilizados pela defesa do ex-presidente são a falta de imparcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, falta de prova pericial no processo e falta de atribuição da Justiça Federal para ter julgado o caso que tinha conexão com crimes eleitorais.

Entenda os cenários do julgamento desta terça-feira

O jurista Pedro Serrano, que é professor de Direito Constitucional da PUC-SP, explica que em todos os cenários possíveis no julgamento de hoje – confirmação ou anulação da pena – o processo segue para o STF dar a palavra final.

O advogado acredita em uma tendência do STJ para reduzir a pena, derrubando o crime de lavagem de dinheiro e mantendo corrupção. “Isso deve reduzir os 12 anos de condenação, o que facilita a progressão, semi-aberto ou domiciliar”, explicou.

Serrano diz que, na teoria, Lula pode ser solto já nesta terça-feira caso o STJ entenda que não houve crime e anule as decisões das instâncias inferiores, mas, na opinião do jurista, isso está longe de acontecer. “Tudo no caso do Lula é muito político. Temos milhares de processos criminais no Brasil e estamos aqui discutindo o caso dele. Acredito que o judiciário está comprometido com essa condenação”, afirmou.

Defensores do ex-presidente dizem que o judiciário está fazendo uma movimentação para manter Lula preso. Isso porque o STF está para julgar, de forma definitiva, a constitucionalidade de prisão em segunda instância, que é o caso do petista.

Se no julgamento desta terça o STJ confirmar a pena, Lula passa a ser um condenado em 3ª instância, não podendo mais ser solto caso a Suprema Corte derrube o entendimento de prisão antes do trânsito em julgado. “Pode ser, é uma possibilidade. Tudo no caso dele é político, mas não há como afirmar”, concluiu. O julgamento está marcado para começar às 14 horas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo