Política

“Enquanto os cães ladram, a nossa caravana passa”, afirma Campos em resposta ao PT

No Facebook, governador de Pernambuco reproduz texto de vice-presidente do PSB, que qualifica parcela dominante do PT como “seita fundamentalista”

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, responde a texto do PT no Facebook
Apoie Siga-nos no

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), usou sua página oficial no Facebook para qualificar como “ataque covarde” o texto publicado na mesma rede social pelo PT, partido da presidenta Dilma Rousseff, sua provável adversária nas eleições à Presidência.

“Em respeito às inúmeras pessoas que mandaram mensagens, direi apenas que sigo firme no debate de alto nível sobre o Brasil, sobre a construção de uma nova política que transforme verdadeiramente a vida das pessoas e do País”, escreveu Campos nesta quarta-feira 8. “O resto a gente ignora. Porque, enquanto os cães ladram, a nossa caravana passa.”

Na noite de terça-feira 7, o PT fez um duro ataque a Campos, ex-aliado do governo federal, em sua página oficial no Facebook. Em texto não assinado, o partido afirmou que o governador pernambucano sofre de “desespero eleitoral” e é um “tolo”.

O partido classificou Campos como “beneficiário singular da boa vontade dos governos do PT”, “resultado de uma série de medidas” tomadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por Dilma e “cresceu, politicamente, graças à expansão” de programas federais. O texto também não poupou críticas à Marina Silva, outra ex-aliada e agora no PSB. Segundo o partido, Marina é “vaidosa” e será o “ovo da serpente” do partido.

Abaixo de sua resposta, o pessebista reproduziu um texto do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), vice-presidente do PSB. Albuquerque afirma que a parcela dominante do PT perdeu o “espírito republicano” e transformou-se em uma “seita fundamentalista”. “Além do ataque covarde e despolitizado ao governador Eduardo Campos, a nota ainda usa termos chulos para tratar a ex-senadora Marina Silva, líder da Rede Sustentabilidade e filiada do PSB, uma ativista reconhecida internacionalmente pela sua defesa do desenvolvimento sustentável”, escreveu Albuquerque.

Qualificando o texto do PT como uma forma “desrespeitosa, patética e desqualificada” de conduzir o debate pré-eleitoral, o vice-presidente do PSB também afirma ser “no mínimo ingênuo” atribuir o “sucesso do governo de Pernambuco” aos programas federais. “Tal ajuda se fez presente a todos os Estados, inclusive àqueles dirigidos pelo PT, que não tiveram a mesma capacidade de formulação de projetos, planejamento e execução que o governador Eduardo Campos”, disse.

Confira abaixo a íntegra da mensagem publicada por Eduardo Campos

A esta altura do dia, a maior parte de vocês devem ter tido conhecimento do ataque covarde desferido contra mim. Não irei me pronunciar sobre o assunto, tudo o que é preciso dizer foi dito pelo vice-presidente do meu partido, o deputado Beto Albuquerque, na nota em anexo.

Em respeito às inúmeras pessoas que mandaram mensagens, direi apenas que sigo firme no debate de alto nível sobre o Brasil, sobre a construção de uma nova política que transforme verdadeiramente a vida das pessoas e do País.

O resto a gente ignora. Porque, enquanto os cães ladram, a nossa caravana passa. Vamos em frente, pessoal.

Partido Socialista Brasileiro repudia agressões do PT no facebook

Sobre nota publicada no perfil oficial do Partido dos Trabalhadores no Facebook, intitulada “A Balada de Eduardo Campos”, o Partido Socialista Brasileiro considera que:

1. Fica evidente o desespero da direção do Partido dos Trabalhadores frente à discussão democrática do PSB em ter candidato próprio à Presidência da República em 2014. Tal desespero só demonstra a força das ideias e do debate que o PSB está propondo, sendo a real alternativa para que o Brasil avance nas mudanças que o povo brasileiro clama e precisa;

2. É impossível negar os avanços que o Governo de Pernambuco obteve nos últimos sete anos, sob o comando do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Alegar que o sucesso do Governo de Pernambuco deveu-se a ajuda federal é no mínimo ingênuo, pois tal ajuda se fez presente a todos os Estados, inclusive aqueles dirigidos pelo PT, que não tiveram a mesma capacidade de formulação de projetos, planejamento e execução que o Governador Eduardo Campos, o mais bem avaliado e aprovado do país, reeleito com a maior votação da história do seu Estado.

3. Além do ataque covarde e despolitizado ao Governador Eduardo Campos, a nota ainda usa termos chulos para tratar a ex-senadora Marina Silva, líder da Rede Sustentabilidade e filiada do PSB, uma ativista reconhecida internacionalmente pela sua defesa do desenvolvimento sustentável e figura de postura ímpar na política brasileira.

4. A nota revela que a parcela que hoje domina o PT perdeu completamente seu espírito republicano, abandonou seu norte politico e transformou-se numa seita fundamentalista que ataca qualquer um, mesmo sendo um importante ator do campo das esquerdas, que discorde em qualquer medida da atual condução política e econômica do país e das velhas práticas políticas que se assiste em Brasília;

5. O PSB manter-se-á firme na propositura de mudanças profundas na forma de se fazer política no Brasil, resgatando a dignidade dos partidos e agentes políticos, tão desgastados pela descompostura daqueles que hoje formam a aliança que dirige Brasília.

6. Por fim, o PSB clama à sociedade brasileira que rechace a forma desrespeitosa, patética e desqualificada com a qual o Partido dos Trabalhadores está tentando conduzir o debate pré-eleitoral de 2014. O Brasil merece respeito.

Beto Albuquerque – Vice-presidente nacional do PSB

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar