Política

Empresários não estão preparados para cumprir lei anticorrupção

Estudo realizado pela ICTS mostra que quase 50% das organizações não estão estruturalmente equipadas para se prevenir de contratos e práticas ilícitas

Apoie Siga-nos no

Quase metade das empresas brasileiras, 46,9%, assume não ter preparo para cumprir a Lei Anticorrupção, que entrou em vigor nesta quarta-feira 29. Segundo pesquisa da ICTS Consultoria, apenas 51,7% admitiu ter estruturas organizacionais para prevenir-se de envolvimento com práticas corruptas. Ainda assim, 76,9% das empresas estudadas confiam que a lei será cumprida. A lei aumenta as punições para empresas que sejam culpadas por práticas ilícitas como suborno. As empresas que tiveram mecanismos internos de multas podem ter as multas reduzidas.

A pesquisa destacou a exposição com fornecedores mal avaliados como um dos principais riscos às empresas, para evitar que sejam enquadradas como corruptoras. Neste caso, a avaliação adequada dos serviços contratados evitará atribuição de responsabilidade ao contratante. As organizações reconhecem os riscos que envolvem os contratos com terceiros, mas, segundo a ICTS, apenas 75% tem processos de avaliação de riscos com fornecedores. Para se precaverem, as empresas pretendem assumir compromissos como códigos de ética e canais de denúncia.

O trabalho do ICTS considerou 66 empresas, a maioria com faturamento acima de 1 bilhão de reais. Os números foram lançados no primeiro relatório sobre Compliance Anticorrupção produzido pela ICTS. A empresa disponibilizou, a partir de hoje, o relatório com a interpretação dos dados em seu site.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo