Política

Empresários brasileiros de mídia têm relações com offshores, diz site

Rede Globo, Jovem Pan e Grupo Massa são alguns dos grupos de mídia que mantêm ligações com empresas em paraísos fiscais

Apoie Siga-nos no

Ao menos oito empresários, donos de veículos de imprensa no Brasil, têm relações com offshores mantidas em paraísos fiscais reveladas pelo Pandora Papers, apuração conduzida por 616 jornalistas de 117 países sob a coordenação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). A ligação foi revelada pelo portal Poder360 nesta quinta-feira 7.

A lista mostra pessoas da família Marinho, donos da Rede Globo; sócios da rádio Jovem Pan; donos da Editora 3, ligadas à revista IstoÉ; além dos filhos do apresentador Ratinho, dono da Rede Massa. Ao todo, segundo o portal, foram pesquisados mais de 300 nomes de sócios e dirigentes dos maiores grupos de mídia e jornalismo do Brasil.

Os sócios da rádio Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, e Marcelo Leopoldo e Silva de Carvalho, constam como diretores da offshore Myddleton Investments Limited, nas Ilhas Virgens Britânicas. Ambos não informaram se a empresa foi declarada às autoridades brasileiras.

Já no Grupo Globo, quem aparece na relação é Paula Marinho, neta de Roberto Marinho. Ela é dona de duas empresas mantidas em paraísos fiscais, a Limozina Investing Limited e a Ravello Holding Limited. Ambas, segundo os documentos, foram abertas para a compra de aeronaves nos Estados Unidos, em uma delas, o valor destinado para o negócio é de 5 milhões de dólares. Não há informações se as compras foram efetuadas. Paula diz ter declarado as offshores e alega que elas já foram encerradas.

Outra ligação ao Grupo Globo contida no levantamento é o nome de Yolanda Vidal Queiroz, que controlou o conglomerado cearense Edson Queiroz, dona da afiliada local da emissora. Yolanda morreu em 2016, mas deixou aos filhos e netos uma offshore registrada em seu nome, a Water Overseas S.A. A família não respondeu sobre a situação legal da empresa.

Há ainda a citação ao empresário Eduardo Sirotsky Melzer, sócio do Grupo RBS, conglomerado de mídia gaúcho que mantém a emissora afiliada da TV Globo na região. De acordo com o Pandora Papers, ele é acionista da FFM Holdings, offshore nas Ilhas Virgens que tem Lisandra Goulart Melzer, esposa de Eduardo, como sócia. Ao portal, disse que a empresa está regularizada.

Carlos Domingo e Paula Alzugaray, donos da Editora 3, que tem como principal publicação a revista IstoÉ, também aparecem como sócios e beneficiários em caso de morte de uma offshore nas Ilhas Virgens. Carlos é sócio da mãe, Catia Alzugaray, na Hideo Corporation. Paula é beneficiária em caso de morte. Os dois informaram que a empresa está regularizada no Brasil.

Na lista ainda aparecem os filhos do apresentador Ratinho, os gêmeos Gabriel Martinez Massa e Rafael Martinez Massa, que são sócios do pai na Rede Massa, afiliada ao SBT no Paraná. Eles também são irmãos do governador do estado, Ratinho Junior (PSD). Gabriel e Rafael são sócios e beneficiários em duas offshores, a GRM2 Holdings Ltd e a SMM Holding. Procurados, não informaram se as empresas estão regularizadas junto às autoridades brasileiras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo