Política

Empresários bolsonaristas bancam ataques e postagens pró-ato, diz inquérito

Investigação aponta que rede de apoio ao presidente Jair Bolsonaro está por trás de ataques virtuais contra ministros do STF

O ministro Alexandre de Moraes é o relator do processo (Foto: Nelson Jr / SCO / STF)
Apoie Siga-nos no

A investigação aberta pelo STF para apurar fake news e ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal apontou que empresários bolsonaristas bancam ataques virtuais aos integrantes da Corte. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Esses mesmos empresários, informa a reportagem, também bancam postagens em redes sociais convocando para o ato contra o Congresso Nacional e o judiciário, marcado para o próximo domingo 15. O próprio presidente Jair Bolsonaro já usou suas redes sociais para incentivar os atos a seu favor e contra o Congresso.

Segundo aponta a investigação, aberta em março de 2019 após determinação de Dias Toffoli, presidente do STF, os empresários já teriam desembolsado 5 milhões de reais para financiar os ataques, executados por meio de robôs que realizam postagens automáticas em massa nas redes com ameaças, ofensas e calúnias dirigidas aos ministros e suas famílias.

 

A relatoria do inquérito está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes e a expectativa é que a investigação seja concluída em maio para ser enviada ao Ministério Público.

Aberta para apurar as fake news, a investigação que corre em sigilo identificou também crimes cometidos por alguns empresários bolsonaristas, como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e evasão de divisas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar