Política

Empresa que fez ‘auditoria’ para Bolsonaro recebeu R$ 500 mil antes do 1º turno, diz site

A Soundview Tecnologia não consta como autora do relatório enviado ao TSE, mas foi mencionada por Fabio Wajngarten durante a coletiva de imprensa sobre a suposta ‘fraude’

Fábio Wajngarten e Fábio Faria. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma das empresas responsáveis pelo relatório da ‘auditoria’ em rádios solicitado por aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu mais de 500 mil reais para prestar outros serviços para a campanha do ex-capitão. O montante foi revelado pelo site Metrópoles nesta quarta-feira 26.

A Soundview Tecnologia, uma empresa de Minas Gerais, não consta oficialmente como autora do relatório enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, mas foi mencionada por Fabio Wajngarten como uma das responsáveis pelo documento em uma publicação no Twitter.

A auditoria foi feita a partir de uma suposta ‘fraude’ de redução das inserções de propagandas de Bolsonaro em rádios, em especial nas emissoras do Nordeste.

Ao todo, a empresa embolsou 501 mil reais no dia 26 de agosto, 10 dias antes da campanha oficial ser iniciada. Ela também prestou serviços para Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD) e Alexandre Silveira (PSD) durante o pleito.

Oficialmente, no entanto, a empresa mencionada como autora do relatório no TSE é a Audiency Brasil Tecnologia Ltda, de Santa Catarina. Esta, por sua vez, não recebeu dinheiro para participar da campanha, segundo as prestações de contas disponíveis no site da Justiça Eleitoral. Não está claro até aqui qual o modelo de contratação da auditoria, nem quanto foi paga por ela.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo