Política

Emenda protege a aposentadoria dos atuais parlamentares

Proposta de Carlos Eduardo Cadoca visa garantir que apenas os futuros deputados e senadores se enquadrem às novas regras da previdência

O ex-deputado Carlos Eduardo Cadoca. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara O ex-deputado Carlos Eduardo Cadoca. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara
Apoie Siga-nos no

A reforma da Previdência, uma das prioridades do governo de Michel Temer, cobra de todo povo brasileiro certos sacrifícios, segundo seus criadores, em nome do fim da recessão econômica que o país atravessa. Isso inclui, dentre outros, mulheres que enfrentam dupla jornada de trabalho, uma delas não remunerada, trabalhadores rurais e deficientes físicos. 

Uma das 146 emendas à PEC da reforma da Previdência apresentadas pelos deputados, contudo, priva uma parcela específica dos brasileiros deste “sacrifício”: os próprios parlamentares.

No começo de março, o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PDT-PE) criou a Emenda nº 24, que estabelece certas “regras de transição” para a aposentadoria dos deputados e senadores que já contribuem para o Plano de Seguridade Social dos Congressistas, a ser alterado pelo texto da reforma previdenciária.

Cadoca, que está em seu quinto mandato, defende que os parlamentares com mais de 54 anos e os que já cumpriram ao menos um mandato, quatro anos para os deputados, oito anos para os senadores, não serão afetados pela reforma.

Estes, segundo o deputado, devem permanecer com tempo de contribuição necessário de 35 anos para recebimento vitalício de um salário integral, hoje em 33,7 mil reais por mês. Em caso de falecimento, o benefício passa para os dependentes. Os que não contemplam as regras podem, ainda, pagar uma taxa de transição de 50% do tempo restante.

Para os próximos congressistas a serem eleitos, Cadoca propõe que se enquadrem às novas regras da Previdência.

Justificando a necessidade da emenda à proposta, o deputado alega que se trata de uma correção à “injustiça histórica ao fixar o direito, até agora suprimido, à paridade de remuneração para aposentados e pensionistas da seguridade parlamentar”.

Após uma reunião com o ministro Henrique Meirelles no começo deste mês, o relator da reforma da Previdência Arthur Maia (PPS-BA) afirmou que “a Previdência tem que ter a contribuição de todos”. Será que ainda vai valer? 

Leia a íntegra da emenda proposta por Carlos Eduardo Cadoca:

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo