Política

Embaixador nos EUA enviou informações falsas a Bolsonaro sobre derrota de Trump

Documentos obtidos pelo Estadão mostram que mensagens, baseadas em fake news, enfatizavam a desconfiança no processo eleitoral

Bolsonaro e Trump
O ex-capitão disse a Trump" 'I love you'. Foto: Jorge Araujo/Folhapress O ex-capitão disse a Trump" 'I love you'. Foto: Jorge Araujo/Folhapress
Apoie Siga-nos no

Um dos últimos presidentes a reconhecer a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro teria sido instruído pelo embaixador Nestor Forster a agir dessa forma.

 

A informação é do jornal O Estado de S.Paulo, que teve acesso a mensagens enviadas ao presidente do Brasil.

Na contramão de observadores americanos e europeus, o diplomata enviou a Brasília, ao longo da contagem dos votos, descrições baseadas em análises e notícias falsas que questionavam a lisura da disputa vencida por Joe Biden.

Durante a apuração, Bolsonaro demonstrou sintonia ao discurso eleitoral de Trump, algo incomum na história da diplomacia nacional, a ponto de não comentar a derrota do aliado.

Uma série de cinco telegramas, obtidos pelo jornal por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), revela a atuação do embaixador na missão de orientar o governo brasileiro.

Nas mensagens, o diplomata repassou, num primeiro momento, análises que enfatizavam a desconfiança no processo eleitoral e, depois, com a confirmação do resultado favorável a Biden, relatos que apostavam numa virada de mesa nos tribunais.

Os textos enviados entre 5 e 12 de novembro pelo embaixador, num total de 22 páginas, destacaram comentários e expectativas de aliados do candidato republicano.

Nas mensagens a Brasília, Forster Junior atribuiu as acusações de fraudes sempre a “relatos” que disse ter ouvido. Sem citar fontes, ele registrou, no mesmo dia 6, “tráficos de cédulas eleitorais em pequena escala”, “intimidação e restrição de acesso de observadores eleitorais a locais de contagem de votos” e critérios de segurança “insuficientes” para verificação de assinaturas de eleitores em envelopes com cédulas enviados pelo correio.

O diplomata relatou ainda ter ocorrido “correção de cédulas preenchidas incorretamente por eleitores, de modo indevido, por mesários”.

Com informações do Estado de S. Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo