CartaExpressa
Embaixada dos EUA pede cautela a americanos no Brasil durante protestos contra ação na Venezuela
Alerta prega ‘atenção’ e ‘discrição’ aos norte-americanos que estão no Brasil
A embaixada dos Estados Unidos e seus consulados-gerais no Brasil emitiram um alerta a cidadãos americanos, nesta segunda-feira 5, para que evitem locais onde estão previstas manifestações contra o ataque à Venezuela e a captura de Nicolás Maduro. Os atos devem acontecer em ao menos 10 capitais nesta segunda.
Convocados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e outras entidades, os protestos criticam a invasão do País norte-americano à Venezuela na madrugada de sábado 3, após meses de ameaças e retaliações. A ofensiva envolveu, além do sequestro de Maduro e da sua esposa, ataques a quatro alvos venezuelanos com 150 caças e bombardeios.
No alerta, a embaixada dos EUA pontua que as autoridades de segurança pública brasileiras têm ciência das manifestações e monitoram a situação. “Historicamente, aglomerações desse tipo têm sido pacíficas e ordeiras; no entanto, manifestações podem rapidamente tornar-se imprevisíveis”, diz o texto, que prega “cautela e atenção” aos norte-americanos. O comunicado ainda aconselha que os cidadãos estrangeiros mantenham “discrição” e acompanhem a mídia brasileira para atualizações.
No domingo 4, integrantes do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores, da Conlutas, e outros movimentos sociais e sindicais realizaram um ato em São Paulo contra a ação liderada pelo governo de Donald Trump. Já em Brasília, militantes do “Venezuela Livre” comemoraram a ofensiva em manifestação na Torre de TV, um dos pontos turísticos da capital federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Chefe do Parlamento da Venezuela promete usar ‘todos os meios’ disponíveis para ‘trazer de volta’ Maduro
Por AFP
Maduro se declara inocente em tribunal de Nova York
Por AFP



