Política

Em vídeo, Cid Gomes critica Bolsonaro e declara voto em Haddad

O senador eleito disse que atitude do pesselista de usar imagem dele editada e sem autorização em sua propaganda eleitoral não foi correta

Em vídeo, Cid Gomes critica Bolsonaro e declara voto em Haddad
Em vídeo, Cid Gomes critica Bolsonaro e declara voto em Haddad
Após se irritar com vaias no Ceará e criticar o PT, Cid faz vídeo para declarar voto em Haddad
Apoie Siga-nos no

O senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) divulgou na tarde desta quarta-feira 17 vídeo em que critica Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, por ter usado em sua propaganda eleitoral trechos de um vídeo do pedetista. Cid fez questão de declarar seu voto em Fernando Haddad (PT) para presidente e disse que o petista é a melhor opção para o Brasil.

O vídeo em que condena a atitude do pesselista e declara voto ao ex-prefeito de São Paulo foi publicado nas suas redes sociais do próprio Cid.

A história começou na segunda-feira 15, quando Cid elogiou Haddad, mas logo em seguida fez menção aos erros do PT na campanha e pediu um mea culpa do partido. Ao ouvir as primeiras vaias, o senador eleito exaltou-se e partiu para o ataque. Disse que Haddad iria “perder feio” por causa do comportamento de alguns integrantes da legenda, que se acham “donos da verdade” e acreditam que os fins justificam os meios. “Vai perder feio e isso é bem feito”, repetiu.

Leia também: Ruy Fausto: ‘A atitude do PT foi muito ruim para Haddad’

No dia seguinte, Jair Bolsonaro usou trecho desse vídeo em sua propaganda eleitoral. Cid disse sobre o fato: “Com tudo que penso e tudo que falei, não é correto o que fez o outro candidato, usando imagens minhas, editadas, sem minha autorização”. Nesse mesmo dia ele entrou com uma ação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a proibição do uso de sua imagem e fala na propaganda do ex-militar.

A propaganda eleitoral de Bolsonaro da tarde desta quarta-feira 17 ainda continha a inserção editada de Cid Gomes. Segundo a Folha de S.Paulo, o trecho não deve mais aparecer na peça do candidato do PSL a partir da noite de hoje, mesmo sem a decisão do TSE.

Até as 15 horas a Corte eleitoral não havia apreciado o pedido de Cid.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo