Política

Em uma semana, bolsonaristas excluem pelo menos 5 mil vídeos no Youtube

Movimento foi registrado pela Novelo Data em parceria com a Essa Tal Rede Social

Roberto Boni, sósia do cantor Roberto Carlos, administra um dos canais bolsonaristas que se movimentou para remover conteúdos falsos e ofensivos ao STF. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Canais de extrema direita no Youtube excluíram, na última semana, ao menos 5 mil vídeos que continham desinformações, notícias falsas e ataques ao Supremo Tribunal Federal. A movimentação atípica às vésperas das eleições foi registrada pela Novelo Data em parceria com a Essa Tal Rede Social. O balanço foi divulgado pelo jornal O Globo desta sexta-feira 16.

Um único canal foi responsável por retirar mais de 3 mil conteúdos do ar nos últimos sete dias. Chamado de Universo, o perfil é alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e administrado por Roberto Boni (PMB), conhecido por ser sósia do cantor Roberto Carlos. Ele é candidato a deputado estadual em São Paulo e investigado no TSE por atacar o sistema eletrônico de votação e colocar em xeque as urnas eletrônicas. Seu canal já havia sido desmonetizado.

Outro canal com número significativo de remoções de vídeos é o Questione-se, que foca em promover ataques contra adversários de Bolsonaro. Ao todo, o canal tirou do ar 759 publicações em que mirava contra os ministros da Suprema Corte.

Juntos, os dois somam cerca de 1,5 milhão de seguidores e foram os perfis que mais removeram publicações na última semana.

Segundo o fundador da Novelo Data, Guilherme Felitti, o movimento pode estar associado a uma tentativa de se blindar contra investigações no STF. Para ele, passado o 7 de setembro, os perfis tentam se desvincular da pauta e eliminar os rastros do que foi dito antes da mobilização bolsonarista. “Isso se acentua quando os youtubers acham que tem alguém olhando e fiscalizando”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo