Em SP, Haddad lidera disputa pelo governo e França é o favorito para o Senado, diz Paraná Pesquisas

O instituto mediu o desempenho espontâneo de cada candidato e o peso dos apoios dos presidenciáveis aos nomes

Fernando Haddad e Márcio França. Fotos: Ricardo Stuckert e Divulgação

Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) lidera a corrida eleitoral pelo governo do estado, segundo a nova rodada da Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira 23.

Ao todo, o petista tem 32,4% das intenções de voto e supera Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 23,4% da preferência dos eleitores paulistas. Em terceiro lugar aparece Rodrigo Garcia (PSDB), com 15,6% das menções. Todos os demais nomes monitorados ficam abaixo de 1%.

O resultado desta terça-feira, vale ressaltar, oscilou dentro da margem de erro do levantamento, apresentando, portanto, estabilidade em relação aos dados da sondagem anterior, divulgada no final de julho pelo instituto.

Ainda sobre a disputa pelo governo do estado, o Paraná Pesquisas mediu o desempenho espontâneo de cada candidato e o peso dos apoios dos presidenciáveis aos nomes colocados na disputa.

No primeiro caso, Haddad e Tarcísio estão praticamente com o mesmo resultado. O petista soma 10,5% e o ex-ministro bolsonarista tem 10,2%. Garcia é mencionado espontaneamente por apenas 4,4% do eleitorado. Novamente, nenhum outro nome consegue reunir mais de 1%.


Já no segundo cenário, Haddad relacionado a Lula (PT) estaria com apenas 3 pontos a mais do que Tarcísio associado a Jair Bolsonaro (PL). O ex-prefeito tem 33,4% quando seu nome é colocado junto ao do ex-presidente e Tarcísio soma 30,1% quando tem sua candidatura relacionada à do ex-capitão. Garcia, por sua vez, quando aparece apadrinhado por João Doria (PSDB), oscila para baixo e fica com 15,4% das intenções de voto.

França lidera corrida pelo Senado

Na outra disputa regional, pelo cargo de senador por São Paulo, quem lidera é Márcio França (PSB) com 29,7% da preferência dos eleitores paulistas. Ele abre, segundo o Paraná Pesquisas, mais de 17 pontos de vantagem sobre Marcos Pontes (PL), que tem 12,3%. Em terceiro lugar está Janaína Paschoal (PRTB) com 10%.

Há ainda 2% de menções a Aldo Rebelo (PDT) e 1,7% a Edson Aparecido (MDB). Nenhum outro nome reuniu mais do que 1% das menções dos eleitores na pesquisa estimulada pelo instituto.

Para chegar aos resultados, o levantamento contou com 1.880 entrevistas presenciais em SP. Os dados foram coletados entre os dias 18 e 22 de agosto, tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O registro do levantamento na Justiça é o SP-05386/2022.

Mídia_SP - Estadual

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.