Política

Em sabatina, Aras tenta se descolar de Bolsonaro e diz não ser ‘nem de governo, nem de oposição’

A senadores, ele declarou ter conduzido a Procuradoria-Geral da República ‘sem vazamentos midiáticos’ e com ‘parcimônia’

O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O procurador-geral da República, Augusto Aras, tentou nesta terça-feira 24 descolar sua imagem do presidente Jair Bolsonaro. Em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o chefe do Ministério Público Federal afirmou que “a política é para os políticos”.

Segundo Aras, indicado por Bolsonaro para um novo mandato de dois anos, o MPF “não é de governo, nem é de oposição, mas constitucional”.

“E essa importância constitucional faz com que não se meça a posição, a eficiência, o trabalho do PGR por alinhamento ou desalinhamento com posições ideológicas ou políticas de quem quer que seja”, disse.

“Importante não apenas preservar a ideia de que o PGR deve se ater ao discurso jurídico, com base na lei e na Constituição, sem imiscuir no dia a dia político. A política é para os políticos”, acrescentou.

Antes de ser questionado por senadores, Aras proferiu um discurso de cerca de 40 minutos em que declarou ter conduzido a PGR “sem vazamentos midiáticos” e com “parcimônia”. Também fez uma menção indireta a um de seus antecessores. Em julho de 2017, já na reta final de seu mandato na PGR, Rodrigo Janot declarou que manteria o ritmo de investigações e denúncias até o fim. “Enquanto houver bambu, vai ter flecha”, disse ele dias antes de ‘passar o bastão’ para Raquel Dodge.

“Se tivéssemos duas grandes operações por mês e tivéssemos feito vazamentos dos investigados, talvez estivesse hoje em uma posição de muitos elogios, de quem distribuiu flechadas pelo País, criminalizando a política”, ironizou Aras.

O procurador-geral também criticou os rumos da Lava Jato e o modelo de força-tarefa que marcou a operação. De acordo com ele, a estratégia “com pessoalização culminou em uma série de irregularidades que vieram a público”. Aras citou os episódios revelados pela Vaza Jato e “a frustrada gestão de vultosas quantias arrecadadas em acordos de colaborações e em acordos de leniência, por meio de fundos não previstos em lei“.

Ao final da sabatina desta terça, os 27 membros da CCJ do Senado votarão o parecer do relator, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que se manifestou a favor da aprovação de Aras. A decisão final, porém, caberá ao plenário da Casa Alta. Para ser reconduzido ao cargo, o PGR precisará de pelo menos 41 dos 81 votos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo