Política

assine e leia

Em plano de governo, PT busca reindustrialização inspirada na economia verde

O Brasil está sendo cada vez mais cobrado pela comunidade internacional a se adaptar às mudanças climáticas

Crescimento. A geração de energia limpa pode sustentar a expansão da economia, defende Guilherme Mello, coordenador do plano petista – Imagem: Mateus Pereira/GOVBA e Danilo Verpa/Folhapress
Apoie Siga-nos no

Na isolada dianteira das pesquisas eleitorais, Lula precisará rever o modelo econômico adotado em seus dois governos se quiser, de fato, ter um terceiro mandato promissor, caso as pesquisas se confirmem e ele seja eleito presidente da República em outubro deste ano. Em seus discursos, o ex-presidente orgulha-se de ter implantado um projeto de inclusão social pelo consumo, da descoberta do pré-sal e das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, algumas das marcas dos governos do PT, assim como o Bolsa Família. Não é mais possível, porém, apostar todas as fichas no desenvolvimentismo clássico, desconectado das demandas ambientais. O Brasil está sendo cada vez mais cobrado pela comunidade internacional a se adaptar às mudanças climáticas e a migrar para a economia verde.

No início de fevereiro, as fundações Perseu Abramo, do PT, e Verde Herbert Daniel, do PV, publicaram uma declaração conjunta com propostas de transição socioecológica para o Brasil, com vistas à geração de emprego, renda e riqueza com sustentabilidade. O documento deverá ser apresentado e discutido com o PCdoB e o PSB, legendas que negociam a formação de uma federação com os petistas e os verdes. “Vamos dialogar com aliados, ambientalistas, empresários e setores do agronegócio que sabem da urgência da questão ambiental. Para sair do modelo atual de degradação, precisamos passar pela transição e o Brasil pode ser uma potência ambiental, respondendo positivamente às exigências das emergências climáticas”, destaca José Carlos Lima, diretor da Fundação Verde Herbert Daniel.

“Temos muito mais iluminação solar do que a Alemanha, mas os alemães produzem mais energia solar”, lamenta Cadu Young

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.