Política

Em missão na Europa, Consórcio Nordeste mira negócios e mostra Brasil sustentável

A viagem dos governadores e representantes nordestinos envolveu negociações com a Alemanha, França e Itália

Governadores representam o Consórcio Nordeste em passagem pela Alemanha
Apoie Siga-nos no

Os governadores e representantes dos estados do Nordeste finalizaram nesta sexta-feira 22, em Berlim, uma missão pela Europa para ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação. O roteiro do Consórcio Nordeste, iniciativa para atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada para a região, incluiu, para além da Alemanha, passagens pela França e Itália.

Nos últimos dias da viagem, 21 e 22, em Berlim, os líderes governamentais puderam apresentar o mapa de oportunidades da região a empresário alemães, que mostraram interesse em participar de licitações abertas a empresas estrangeiras.

O grupo também pautou um interesse específico em educação junto ao diretor para Cooperação Internacional em Educação e Pesquisa, Frithjof Maennel. Os governadores solicitaram apoio em especial para área de Educação Profissional e a possibilidade de oferecer intercâmbio de alunos do ensino médio dos nove estados nordestinos para a Alemanha. Segundo Maennel, o Ministério poderá fomentar o segmento de pesquisa no Nordeste com liberação de financiamento. Nos próximos meses devem ocorrer a elaboração de propostas de cooperação.

 

A agenda foi antecedida por uma passagem em Roma, no dia 20, onde o grupo se reuniu com mais de 40 empresários italianos. Os governadores apresentaram o potencial do Nordeste para investimentos em áreas como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas. Ainda durante a agenda, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), parceiro do Nordeste, desde 1980, em projetos de agricultura familiar, gestão produtiva e promoção da sustentabilidade, se comprometeu a analisar a elaboração de um projeto único para financiar o Consórcio em ações de abastecimento de água.

Em passagem pela França, nos dias 18 e 19, esteve em pauta o interesse da região pelo uso de energias limpas, como a criação de uma rota de gás natural entre os nove estados nordestinos, e uma discussão sobre linhas de crédito para investimentos principalmente nas áreas de sustentabilidade e agricultura familiar.

Representado pelo governador da Bahia, Rui Costa, o grupo assinou com a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson, uma carta de intenção de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável. O documento prevê cooperação bilateral nas seguintes áreas: proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrosilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidade sustentável e mobilidade sustentável. As formas de cooperação podem incluir a troca de tecnologias e experiências, além da promoção de seminários e conferências nas áreas citadas.

Ainda em Paris, os governadores uma proposta de memorando de entendimento à Unesco, documento que assegura a cooperação dos estados nordestinos para o desenvolvimento de projetos na região alinhados aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

​Participaram da missão os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas, assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe foi representado pelo superintendente de PPPs, Oliveira Junior.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo