Política

Em Minas, Lula lidera corrida à Presidência e é um dos menos rejeitados, diz pesquisa

De acordo com o levantamento do instituto Ver, contratado pela rádio Itatiaia, o petista tem 44% das intenções de voto contra 27% de Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral em Minas Gerais, de acordo com pesquisa do Instituto Ver divulgada nesta terça-feira 19.

De acordo com o levantamento, contratado pela rádio Itatiaia, o petista tem 44% das intenções de voto contra 27% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em fevereiro, segundo o instituto, Lula aparecia com o mesmo percentual, e o o ex-capitão tinha 23%.

Na sequência, aparecem Sergio Moro (União), com 4%, Ciro Gomes (PDT), com 3%, André Janones (2%), João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) tem 1%. O candidato do partido Novo, Luiz Felipe D’Ávila não pontuou. No cenário sem o ex-juiz, Lula alcança os 46%, seguido por Bolsonaro com 28% e Ciro com 4%.

Rejeição

A pesquisa também mostra que, no estado, o pré-candidato mais rejeitado é Doria. 64% dos entrevistados disseram que não votariam no tucano de jeito nenhum. A lista conta com Moro, com 63%, Bolsonaro, com 62%, Ciro, com 55%, Leite, com 52%, D’Avila, com 48%, e Tebet (44%).

Os menos rejeitados são André Janones com 36% e Lula com 42%.

Segundo turno

Contra Bolsonaro, em um possível segundo turno, Lula venceria por 52% x 30%. Eleitores que disseram votar nulo, em branco ou em nenhum dos dois são 13% e os que não sabem ou não responderam à pesquisa são 5%.

Se a disputa for entre Lula e Ciro, o petista tem 50% das intenções de voto e o pedetista, 19%. A disputa mais acirrada fica entre Bolsonaro, com 33%, e o pedetista, com 32%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 13 de abril com o número 08181/2022 e ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 17 de abril. A margem de erro é de 2,5% e o intervalo de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo