Economia

Em meio a resistências, governo retira urgência de PL que regula o trabalho de motoristas de apps

O entendimento se formou durante a reunião de líderes nesta terça-feira 9

Brasília (DF), 04/03/2024, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante assinatura do projeto de lei que regulamenta o trabalho por aplicativos de transporte de pessoas, no Palácio do Planalto. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Em meio a resistências no Congresso, o governo Lula (PT) pedirá a retirada da urgência do projeto de lei que regulamenta o trabalho de motoristas por aplicativo. O entendimento se formou durante a reunião de líderes nesta terça-feira 9.

A demanda foi apresentada à presidência da Câmara e deve ser analisada em plenário. Encaminhado pelo governo em 5 de março, o projeto teria de ser analisado pelos deputados em 45 dias, sob risco de trancar a pauta legislativa – o que aconteceria a partir da semana que vem.

Na prática, o texto reconhece os motoristas como autônomos, introduzindo a nova categoria de “trabalhador autônomo por plataforma”. Com as mudanças, os profissionais passariam a contribuir com o INSS e teriam direito a auxílio-maternidade, representação por sindicato e pagamento mínimo por hora de trabalho no valor de 32 reais.

A proposta não foi bem recebida pela categoria, que manifestou rejeição à remuneração por hora. Nos últimos dias, integrantes da Frente Parlamentar do Empreendedorismo promoveram uma série de reuniões com representantes de Uber, 99 e InDrive para discutir pontos do texto.

Além disso, o deputado federal Daniel Agrobom (PL-GO), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Motoristas de Aplicativos, chegou a buscar auxiliares de Lula na tentativa de convencê-lo a abrir mão da urgência.

O fato de o projeto ainda não ter um relator designado também contribuiu para que o Palácio do Planalto revisasse a urgência. Em troca, líderes governistas tentam negociar um prazo para votar a matéria ainda no primeiro semestre.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo