Política

Em meio a incêndios florestais, governo prorroga o emprego da Força Nacional no Acre

Apenas em 2023, o estado registrou 745 focos de incêndio, segundo dados do Inpe

Imagem: Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

O governo federal prorrogou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao estado do Acre nas ações de combate aos incêndios florestais e às queimadas até 30 de novembro. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira 20.

A operação terá o apoio logístico do estado do Acre, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.

“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, destaca.

Apenas em 2023, o estado registrou 745 focos de incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.

Além disso, dados ainda apontam um aumento de 127% no desmatamento no Acre entre os anos 2018 e 2021, comparado com o quadriênio anterior.

O aumento das queimadas fez com que o governo do Acre decretasse situação de emergência ambiental no início do mês de julho. A região ainda enfrenta seca severa, altas temperaturas e queda da umidade relativa do ar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo