Política

Em meio à crise do coronavírus, Carlos Bolsonaro ganha sala no Planalto

Oposição já questionou o Palácio do Planalto sobre a presença do vereador em reuniões presidenciais e outras agendas federais

O vereador Carlos Bolsonaro. Foto: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Apoie Siga-nos no

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) ganhou uma sala fixa no Palácio do Planalto, a afirmação é de uma reportagem da Folha de S. Paulo. Segundo a apuração, a sala, próxima ao gabinete de seu pai, no terceiro andar, já vem sendo utilizada pelo parlamentar desde o início da semana. O espaço pertence ao assessor internacional da Presidência, Filipe Martins, que segue em quarentena após ter contraído o coronavírus. A expectativa do seu retorno é nesta quarta-feira, 1 de abril.

Ainda de acordo com a reportagem, Martins deve ser deslocado para o quarto andar do Palácio do Planalto, em um gabinete que era usado pela Secretaria de Governo.

De sua nova instalação, Carlos Bolsonaro estaria coordenando a ofensiva do governo nas redes sociais e também o tom adotado em meio à pandemia do coronavírus. O vereador vem sendo diretamente associado ao último pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em que, diferentemente das recomendações sanitárias do Ministério da Saúde em meio ao avanço da Covid-19, questionou a quarentena, defendeu o isolamento vertical a idosos e pessoas com doenças e estimulou a retomada das atividades pela maioria da população.

Carlos Bolsonaro, assim como o deputado federal Eduardo Bolsonaro, e outros seguidores da ala olavista, são associados ao gabinete do ódio, uma espécie de bunker ideológico que atua como conselho do governo Bolsonaro. O grupo também é conhecido por disseminar fakenews nas redes sociais.

No contexto do coronavírus, a rede bolsonarista tem produzido vídeos a favor da reabertura de comércios e shoppings para pressionar governadores e prefeitos a flexibilizar as regras de isolamento.

Na última semana, o vereador participou de uma teleconferência do presidente com governadores do Sul e do Norte, que tinha como objetivo traçar estratégias de enfrentamento ao coronavírus. Ele também já esteve presente em outras reuniões administrativas de âmbito federal que ultrapassam as atividades de seu mandato.

 

Na sexta-feira 27, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) protocolou um requerimento à Presidência da República solicitando informações da presença de Carlos Bolsonaro no Planalto. “Ele não é funcionário contratado, não é ministro, não é nada. Qual a função desse cidadão no Planalto, no governo? Isso precisa ser esclarecido à sociedade”, questiona Valente. O Planalto deve se manifestar sobre o requerimento de informações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo