Política
Em meio à crise do coronavírus, Bolsonaro convoca “panelaço” a favor do governo
Sob pressão, Bolsonaro tenta inverter narrativa de ‘panelaço’ das 20h30 de hoje, que é contra o seu governo


Em meio a uma enxurrada de críticas referentes a sua atuação frente ao coronavírus no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro decidiu convocar, pelas redes sociais, um “panelaço” a favor do próprio governo um dia depois de gritos de “Fora, Bolsonaro” terem sido evocados em capitais brasileiras.
Organizações estudantis já haviam modificado a manifestação das ruas que aconteceria nesta quarta-feira 18, e vinham chamando opositores do governo para realizarem um panelaço contra o governo às 20h30, como mostra a publicação abaixo.
Tem que ir pra janela 20:30! #barulhaco18M #GreveporEducaçãoeSaúde pic.twitter.com/ekCKpnVlxY
— UNE (@uneoficial) March 18, 2020
Na terça-feira 17, porém, o ato foi espontaneamente antecipado e parece ter repercutido mal entre a cúpula do presidente. Para tentar inverter a narrativa, Bolsonaro, então, convocou o panelaço “à favor” do governo às 21h.
“[…] Mas a mesma imprensa, que se diz imparcial, não divulga outro panelaço, às 21h, a favor do governo Jair Bolsonaro”, escreveu o presidente em sua conta do Twitter. Rapidamente, seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também começou a divulgar a informação nas redes.
Chamados de “histeria” diversas vezes pelo presidente Bolsonaro, a disseminação do coronavírus no País já confirma mais de 370 casos, segundo divulgado pelas secretarias estaduais de saúde.
Assista ao panelaço da terça-feira 17:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.