Mundo
Em meio a conflito no Oriente Médio, Lula sugere parceria com África do Sul na área da defesa
O presidente brasileiro se reuniu, nesta segunda-feira, com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa
O presidente Lula (PT) se reuniu, nesta segunda-feira 9, com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que faz visita oficial ao Brasil. A agenda aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.
Lula afirmou ter colocado ao presidente sul-africano a sua preocupação sobre a escalada do conflito no Oriente Médio, a partir do ataque dos Estados Unidos e Israel contra o Irã – e proposto que os países também se aproximem na área da Defesa, prevendo a soberania de ambas as nações.
“Aqui, na América do Sul, nós nos colocamos como uma região de paz. Aqui ninguém tem bomba nuclear, aqui ninguém tem bomba atômica, aqui os nossos drones são para agricultura, para fins de tecnologia e não para guerra”, observou Lula, que emendou: “Nós pensamos em defesa como dissuasão, mas eu não sei se o companheiro Ramaphosa percebe que, se a gente não se preparar na questão de defesa, qualquer dia alguém invade a gente”, completou.
“Então essa é uma coisa que o Brasil tem necessidade similar à necessidade da África do Sul e que, portanto, nós precisamos juntar o nosso potencial e ver o que a gente pode produzir junto, construir junto. Não precisamos ficar comprando dos senhores das armas, nós poderemos produzir”, defendeu Lula, ao citar uma agenda que será realizada entre entre a ministro da Defesa, José Múcio, e o líder da pasta sul-africano.
O encontro possibilitou a formalização de acordos entre o dois países, a partir de uma pauta que tratou de temas bilaterais, regionais e multilaterais.
O presidente brasileiro afirmou ter renovado um plano de ação para o turismo com o objetivo de ampliar as viagens de lazer e negócios entre nossos países e também assinado um acordo comercial entre a Apex-Brasil e o Departamento de Comércio, Indústria e Competitividade da África do Sul.
Após a assinatura, Lula estimou novas projeções orçamentárias e avaliou que o intercâmbio comercial entre os países está estagnado. Segundo o presidente, intercâmbio anual entre os países está chegando a 2,3 bilhões de reais, mas tem potencial para crescer muito mais.
“O Brasil tem 215 milhões de habitantes, a África do Sul tem 62 milhões de habitantes. A África do Sul é o país mais industrializado do continente africano, nós somos o mais industrializado da América Latina. Portanto, não existe nenhuma explicação política para que a gente não tenha um comércio acima de 10 bilhões de dólares“, projetou.
Lula ainda elencou outras áreas em que os países podem se aproximar e trocar conhecimento, como energia, ciência e tecnologia, agricultura, agronegócio e cultura, embora não tenham sido anunciadas iniciativas nos segmentos. Ainda de acordo com o presidente, os países concordaram em acelerar a conclusão das negociações de um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



