Política
Em meio a ameaças de Trump, Lula conversa com presidente do México
Os mandatários reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos
O presidente Lula (PT) conversou, nesta quinta-feira 23, com Claudia Sheinbaum, a presidente do México. Segundo o Palácio do Planalto, eles conversaram sobre a agenda bilateral e regional.
O telefonema acontece em meio a ameaças do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem fechado o cerco contra imigrantes e prometido elevar as taxas de países como o México e o Brasil.
Ainda conforme o Planalto, Lula e Sheinbaum reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos.
“A fim de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região”, diz a nota do governo brasileiro.
Lula e Sheinbaum ainda ressaltaram a importância do fortalecimento de foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México.
O presidente Lula também convidou a mandatária mexicana a realizar visita de Estado ao Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


