Política
Após passagem por Alagoas, Lula inaugura centro pedagógico e hospital no sul da Bahia
A nova infraestrutura de ensino superior deve beneficiar 1,6 mil alunos


O presidente Lula (PT) participa nesta sexta-feira 10 da inauguração de um prédio universitário e de um hospital em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Mais cedo, o petista comandou uma cerimônia de entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida em Maceió (AL).
A agenda se refere ao novo prédio do Núcleo Pedagógico no campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia, que sediará 12 cursos de graduação.
São eles:
- Medicina;
- Engenharia Civil;
- Gestão Ambiental;
- Mídias Digitais;
- Humanidades;
- Artes;
- Ciências;
- Ciências da Natureza;
- Ciências Sociais;
- Linguagens;
- Biomedicina e;
- Psicologia.
O espaço também deve oferecer cursos de pós-graduação e deve contemplar 1,6 mil alunos. O investimento na obra foi de 28,8 milhões de reais.
A infraestrutura conta com 16 laboratórios, 30 salas de aula, 40 gabinetes para docentes, seis salas para colegiados, duas salas para secretarias acadêmicas e auditório para 158 pessoas.
Já o Hospital Estadual Costa das Baleias tem como foco atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico. Ao todo, serão 180 leitos, 30 deles de unidade de tratamento intensivo.
A previsão do governo estadual é que a capacidade seja de mil internações mensais. O investimento baiano foi de cerca de 200 milhões de reais.
A nova estrutura do Sistema Único de Saúde contará com especialidades como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental e o serviço de hemodinâmica.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com dívida de R$ 4,1 bilhões, Casas Bahia anuncia plano de recuperação extrajudicial
Por CartaCapital
Lula homologa terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso
Por Wendal Carmo
STJ aceita denúncia contra 8 pessoas em investigação sobre venda de sentenças na Bahia
Por Wendal Carmo