Política

Em evento do agro, Tarcísio fala em cadeia para ‘invasores’ sem-terra

As ações do movimento também foram criminalizadas pelos governadores Ronaldo Caiado e Romeu Zema presentes na abertura da Expozebu, principal feira de gado zebuíno do mundo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se referiu ao movimento dos sem-terra como ‘invasores’ e prometeu ‘cadeia’ aos integrantes em caso de ocupação de terras. As declarações foram feitas durante evento do agro, em Uberaba, Minas Gerais.

“Não vamos transigir. Nós seremos duros para garantir o direito de propriedade. E aqueles que tentaram transigir no estado de São Paulo estão presos nesse momento. E quem tentar vai ter o mesmo destino, a cadeia”, disse o governador, que ainda declarou que não se pode aceitar a narrativa de que o agro não é sustentável.

Posicionamentos parecidos aos de Tarcísio tiveram os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que também estiveram presentes na abertura da Expozebu, principal feira de gado zebuíno do mundo.

Em seu discurso, Caiado criticou o fato de o país ainda discutir o direito à propriedade, o que avalia ser uma garantia da Constituição de 1988.

“Não se deve discutir mais. Em Goiás eu deixei claro a todas as minhas forças de segurança: todos os meses em Goiás são verde e amarelo, não tem mês vermelho no meu estado de Goiás e não aceito invasão de propriedade rural”.

Já Zema destacou que as ‘invasões de terra’ no estado são desfeitas rapidamente. “Entram uma ou duas pessoas e já são retiradas imediatamente. Porque o problema é quando você tem dezenas, centenas de pessoas. Então a nossa Polícia Militar está atenta e o homem do campo aqui vai ficar aplicando seu tempo para produzir e não para vigiar a propriedade”.

As declarações dos governadores de oposição ao presidente Lula (PT) surgem no momento em que a Câmara dos Deputados decidiu instaurar a CPI do MST para investigar o movimento e suas últimas ocupações de terras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo