Política

Em evento de partido, Bolsonaro diz que apoiador negro “está com 8 arrobas”

“E você está com oito arrobas”, respondeu Bolsonaro ao elogio de um apoiador negro em evento do Aliança pelo Brasil

Em evento de partido, Bolsonaro diz que apoiador negro “está com 8 arrobas”
Em evento de partido, Bolsonaro diz que apoiador negro “está com 8 arrobas”
O presidente Jair Bolsonaro (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Apoie Siga-nos no

Durante participação por videoconferência em evento do partido Aliança pelo Brasil em Vitória-ES, no último sábado 29, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um comentário preconceituoso semelhante ao que já lhe rendeu processos judiciais no passado.

“Bolsonaro, sou negão, votei em você e em 2022 vou votar de novo. Você é o melhor presidente do Brasil”, disse o apoiador, elogiando-o. “E você está com oito arrobas”, respondeu Bolsonaro. O comentário inadequado provocou risada nos presentes do evento, que reuniu de 1 a 2 mil pessoas.

A “piada” de Bolsonaro não é nova. Em abril de 2017, o então deputado federal disse em uma palestra que quilombolas visitados por ele não faziam nada e que o mais leve “pesava sete arrobas”, unidade usada para pesar bovinos e suínos. Bolsonaro foi condenado na primeira instância, mas acabou absolvido na segunda.

À época, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas declarou que “durante séculos, pessoas negras foram legalmente comercializadas como escravas no Brasil, inclusive em função da massa corporal que ostentavam.”

Aliança só em 2022

A participação no evento do Aliança pelo Brasil também serviu para Bolsonaro manter os apoiadores motivados na missão de tornar o partido oficial. No entanto, pelo tom, o presidente já não considera entrar na disputa das eleições municipais de 2020, mas somente no pleito presidencial de 2022.

“Com o partido formado, vocês vão se orgulhar de todos aqueles que nós trabalharmos para representar o diretório estadual. Serão pessoas realmente com ficha limpa, comprometidas com o futuro do Brasil. E nós mergulharemos em 2022 para, de fato, a gente mudar o destino do Brasil. Faremos uma grande bancada, se Deus quiser”, comentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo