Política

Em carta, Palocci pede desfiliação do PT e ataca Lula

“Não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política”, afirma o ex-ministro no documento

Palocci acredita que fatos serão esclarecidos em breve pelos próprios membros do PT
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro Antônio Palocci enviou nesta terça-feira 26 uma carta ao Partido dos Trabalhadores (PT) em que pede a desfiliação da legenda. No documento de quatro páginas, ele descreve os motivos pelos quais resolveu deixar o partido que ajudou a fundar. A carta é endereçada à presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann. 

De acordo com informações veiculadas pela imprensa, Palocci faz uma série de críticas ao PT e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-ministro diz que estranhou o processo aberto contra ele, não pela condenação que já recebeu na Lava Jato, mas pelas declarações contra Lula. “Pensava ser normal que o partido procurasse saber as razões que levaram a tal condenação e minhas eventuais alegações. Mas nada recebi sobre isso”, escreveu o ex-ministro.

Leia mais:

Palocci fala em “pacto de sangue” de Lula com a Odebrecht

Lula critica fala de Palocci sobre “pacto” com Odebrecht. “Desfaçatez”

Ele reafirma que todo o conteúdo do depoimento criticado pelo PT trata apenas da verdade dos fatos. O ex-ministro não entra em detalhes sobre o que sabe a respeito de ilegalidades, porque ainda negocia um acordo de delação com a Justiça. “De qualquer forma, quero adiantar sobre as informações prestadas em 06/09/2017 são fatos absolutamente verdadeiras“, afirma.

O ex-ministro acredita que, em breve, tudo será esclarecido pelos próprios integrantes do PT. “O próprio Lula irá confirmar tudo isso, como chegou a fazer com o ‘mensalão’, quando, numa importante entrevista concedida na França, esclareceu que as eleições do Brasil eram todas realizadas sob a égide do caixa dois, e que era assim com todos os partidos”.

Palocci diz que participou ativamente de todas as realizações do partido. “Sei dos erros e ilegalidades que cometi e assumi minhas responsabilidades. Mas não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política, no melhor dos momentos do seu governo”, diz.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar