Política

Em Brasília, 7 de Setembro começa com invasão da Esplanada por bolsonaristas e ameaças ao STF

Após descumprirem acordo com a Polícia do DF, militantes pró-Bolsonaro intensificaram ataques; alguns prometeram ‘invadir’ o Supremo

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Militantes pró-Jair Bolsonaro ultrapassaram um bloqueio da Polícia Militar do Distrito Federal e entraram na Esplanada dos Ministérios na noite da segunda-feira 6.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram que apoiadores do presidente celebraram o ingresso na área. Alguns deles prometeram “invadir o STF” neste 7 de Setembro.

Caminhões, carros e manifestantes que ultrapassaram a barreira chegaram à frente do Palácio do Itamaraty e pararam em um novo bloqueio, próximo ao Congresso Nacional. Esse grupo, que estava parado perto de uma rodoviária, decidiu por volta das 20h pressionar policiais e acessar a área proibida.

O movimento perdeu força no início da madrugada, mas ainda havia apoiadores de Bolsonaro ao lado dos caminhões. Pouco antes, por volta das 22h, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) chegou ao local e subiu em um dos veículos. Ataques ao Supremo Tribunal Federal e ameaças a ministros marcaram as declarações de bolsonaristas no local.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF afirmou que “manifestantes romperam barreiras de contenção” e descumpriram o acordo.

“A Polícia Militar do Distrito Federal encontra-se no local para reestabelecer a situação. A Praça dos Três Poderes permanece interditada por gradil e linha de policiais”, diz a nota.

Pelas redes sociais, um dos bolsonaristas a celebrar a decisão do grupo de ignorar o acordo com a Polícia foi o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário.

“Lindo ver Brasília ser tomada por pessoas de bem. Pessoas ordeiras, que só querem viver num país mais justo, mais livre e mais democrático. Tá bonito de ver!!! Viva o 07 de setembro!!!”, escreveu.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, publicou um vídeo no início da madrugada com a mensagem: “O barulhaço causado por bolsonaristas em Brasília é isso, barulhaço. Temos de ter paciência, fleuma agora. Não está na nossa governabilidade nenhuma ação. Querem intimidar. Se pararmos de reproduzir os vídeos deles já ajudaríamos bastante!”.

O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), opositor de Bolsonaro, publicou registros em seu Twitter:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo